4º Simpósio IPES: A Concentração Solar e o futuro

 Inscrições encerradas
 
0
Categoria
Eventos
Data
2018-09-24 09:00 - 2018-09-25 17:00

O 4º Simpósio IPES, a Concentração Solar e o Futuro vai decorrer nos dias 24 e 25 de Setembro de 2018 em Évora.
O Simpósio irá encerrar com uma visita ao campo de concentradores solares parabólicos (3,6MWth) (está em curso a sua instalação), na Plataforma de Sais Fundidos de Évora (EMSP -Évora Molten Salt Platform), uma infraestrutura única em Portugal e na Europa.

O Projecto (HPS-2) é fruto da colaboração da Universidade de Évora e do DLR (Colónia) com um consórcio de empresas que inclui a TSK-FLAGSOL, ELTHERM, ESKOM, STEINMULLER ENGINEERING e YARA, com financiamentos dos Governo Alemão e da FCT, através da Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração.  

Esperamos que este seja o primeiro passo para o início de um novo capítulo na política energética nacional, que conduza, em Portugal, ao recurso à Energia Solar de Concentração com armazenamento de energia sob a forma de calor, para um grande número de aplicações, incluindo a produção de eletricidade por via solar térmica, centralizada e despachavel e calor de processo para a indústria.

A termoelectricidade solar despachavel (i.e. associada ao armazenamento térmico de muitas horas de energia) vai ser a próxima etapa na forte penetração do solar na produção de electricidade, para lá e em complemento do fotovoltaico.

Portugal possui condições únicas, juntamente com o Sul de Espanha, para o uso das tecnologias de concentração solar. Esta infraestrutura pretende, também, demonstrar a real possibilidade de exportação de tecnologia e de energia que, de forma estratégica, pode dinamizar a economia em torno de financiamentos internos e externos de sistemas de grandes dimensões.

O painel de oradores contará, como vem sendo habitual, com um notável conjunto de especialistas nacionais e internacionais nos vários tópicos da Energia Solar de Concentração para fins térmicos, em particular a termoeletricidade solar despachavel. O Simpósio irá promover a discussão e obtenção de conclusões relativas a uma futura política energética nacional para a Energia Solar, através do respectivo debate.

Os detalhes do programa e inscrições encontram-se em www.ipes.pt.

Todas as apresentações e discussões são na língua inglesa.

Os Associados APESF beneficiam de um desconto de 25%.
A qualidade de Associado será validada pela APESF junto da organização do evento.
Façam as vossas inscrições em tempo útil de validação de dados.
Obrigada.

 

 
 

Todas as datas

  • De 2018-09-24 09:00 a 2018-09-25 17:00

Calendário de Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
21
22
23
26
28
29
30